top of page

PRAXE: O Dilema e a Verdade!

  • Foto do escritor: JustMe
    JustMe
  • 28 de set. de 2019
  • 3 min de leitura

A praxe é a primeira coisa que vem à cabeça quando se fala na Universidade.

Surgem algumas dúvidas como, por exemplo, "Será que vou?", "Será que vou gostar?", "Será que se não for terei amigos?"

ree

Aqui, vou te desvendar o mundo das praxes e os seus mitos, que muita gente acha que é verdade, mas na realidade não é!

Define-se por praxe académica uma relação hierárquica entre alunos, em que os mais velhos exercem um certo "poder" sobre os caloiros. Supõe-se que tem como objetivo a receção e a integração dos mesmos.


1. "Será que vou?"
ree

Antes de te decidires podes sempre perguntar a pessoas que já tenham andado ou que frequentam a praxe da tua universidade para ver se é do teu agrado. Se não tens ninguém para conversar acerca deste assunto, podes sempre te juntar a um(a) amigo(a) e experimentarem.

Lembra-te: Em todas as praxes académicas de qualquer universidade, podes sair em qualquer momento ou circunstância, quer por não quereres mais participar, quer pela existência da prática de algum costume, no qual atente aos teus princípios morais e religiosos.

2. "Posso trajar se não for à Praxe?"
ree

Esta é uma das perguntas mais polémicas que surge entre os estudantes que não frequentam a praxe, uma vez que associam o traje única e exclusivamente à praxe.

É mentira! Podes trajar sim, pois o traje é académico e não praxístico! Ficas proibido unicamente de usar as insígnias de curso, hierárquicas ou de honra.

3. "Posso ir às Festas Académicas?"
ree

Tudo o que for académico como, por exemplo, o Cortejo Académico, as Serenatas Académicas, entre outros eventos académicos, és totalmente livre de poderes participar. No entanto, a Queima das Fitas, por ser um ritual praxístico, não poderás participar, mas podes estar dentro do recinto.

4. "Quais são as Vantagens Sociais da Praxe?"
ree

As pessoas têm muito a ideia de que se forem à praxe conhecem os alunos todos da universidade, o que é uma ilusão, visto que nem toda a gente vai à praxe e quem está na praxe não conhece toda a gente da mesma. Se tiveres na praxe até poderás fazer algumas amizades, mas nunca terás uma relação de amizade com toda a gente!

5. "Como tratam os Caloiros?"
ree

Citando o artigo 7º de um Código de Praxe, no qual relata a definição de caloiro:

"Por caloiro designa-se, em termos latos, toda a Ralé e Mancebos (...), apresentando como tal, sinais característicos da sua primitiva condição, tais como: cheiro

nauseabundo, aparência asnal e uma total ausência de raciocínio lógico.

Por este motivo deve ser veementemente desencorajado e persuadido de emitir

quaisquer juízos ou opiniões próprias para o bom funcionamento da Academia."

É assim que tratam os caloiros!


6. "Vale a pena participar na Praxe?"
ree

Se o teu objetivo for praxar os caloiros, sim vale a pena. Mas se o teu objetivo for trajar ou conhecer pessoas novas, a praxe não te irá servir de nada! Existem praxes de 24 horas, praxes sujas, praxes em que até vais gostar, porque é género de um convívio, praxes em que estás ao frio, praxes em que rastejas, rebolas, corres, e saltas e praxes em que serás leiloado para atender aos pedidos dos "superiores" às horas que lhes apetecer. Sim, isto acontece! Só tu é que podes fazer um balanço das vantagens e desvantagens!

Nem todas as universidades têm o mesmo método de praxe, por isso é só uma questão de experimentares para tirares as tuas próprias conclusões!

Espero que te tenha esclarecido todas as tuas dúvidas!

Comentários


Subscreve e nunca percas as Novidades!

Obrigada pela Subscrição!

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Pinterest Icon
  • White YouTube Icon

© 2019 por JustMe Blog

bottom of page