Namoro Abusivo: Passo a Passo
- JustMe
- 23 de out. de 2019
- 4 min de leitura
Estar apaixonado(a) é das melhores sensações do mundo! Sentir aquelas borboletas na barriga, pensar naquela pessoa dia e noite, querer falar e estar com ela a toda a hora é algo que nos faz levantar da cama e começar o dia com um sorriso enorme na cara.
Mas nem tudo é um mar de rosas e como se costuma dizer "É tudo muito bonito no início!"
Uma relação abusiva começa com coisas impercetíveis e mais de metade dos jovens sofrem de violência no namoro e 67% acha normal.

1. Controla as tuas Amizades

Tudo começa com os amigos ou as amigas que tens! Pela cabeça da pessoa, teres amigos do outro sexo é uma espécie de ameaça, o que significa que irá fazer com que "pareça mal" estares com amigos ou amigas e convencer-te de que está errado.
2. Reclama a tua Maneira de Ser

Riste alto? Andas de maneira diferente? Falas de forma mais expressiva? Na mente da outra pessoa estás a chamar a atenção, destacar-te demais, isto, por seres autêntico(a) na tua maneira de ser. Vai começar a "moldar-te" à sua maneira, ou seja, vai dizer coisas suaves como, por exemplo, "Não te rias assim! Olha as pessoas!", por forma a achares ridículo algumas particularidades tuas e deixares de as fazer.
3. Comenta a Forma que te Vestes

Cada pessoa tem a sua forma de vestir! Umas pessoas são mais extravagantes, outras são mais discretas e básicas, enfim existe um leque de maneiras de vestir para todos os gostos.
No entanto, a pessoa poderá te "desprezar" por não te vestires igual às outras raparigas/rapazes e poderá fazer comentários como "Podias te vestir como as outras raparigas/rapazes!", "Parece que vais a um funeral com esse vestido! Eu gosto dele, mas ficas mais bonita se usasses outro!" Percebes o jogo? Tentar dar a entender que se preocupa com a tua imagem, mas escondendo o seu "objetivo principal".
4. Controla o teu Telemóvel e as Redes Sociais

Ter as passwords de tudo o que é teu é a pior coisa que podes fazer, pois acaba-se a tua privacidade. Se vir que tens mensagens com os amigos ou amigas que te tinha dito para não falares, vai ser o fim do mundo.
Vai começar a controlar quem te pede em amizade, quem te segue, quem coloca gostos, quem comenta as tuas fotos e depois vai encher-te de perguntas.
5. Faz-te Questionários

Combinaste com as tuas amigas para irem jantar fora? Vais sair em família? Vais tomar café a algum lado? Antes de ires ou até depois de teres ido, vais "ter" de responder a umas perguntas para um "relatório". "Onde foste?", "Com quem?", "Até que horas?", "Onde?", Porquê nesse local?", entre outras questões que inicialmente vais achar que é normal, mas depois começa a ser insuportável.
6. Maltrata-te Psicologicamente

Estão a ter uma discussão e a pessoa começa a inferiorizar-te, criticar-te, chamar-te nomes, a maltratar-te psicologicamente e depois diz que foi tudo "no calor do momento" e que foi sem intenção? Esquece! Este tipo de pessoas têm tendência a gostarem da sensação de terem sempre razão e de se sentirem superiores, com mais maturidade do que a outra. Mesmo que esta tenha razão, irá tentar virar a situação a seu favor.
7. "Escolhe" os Lugares que Frequentas

A pessoa começa a gerir os lugares que "podes" ir, ou seja, queres ir para o ginásio, mas ele(a) "não te deixa" porque tem muitos rapazes/raparigas que podem meter conversa contigo, queres ir para a faculdade, mas "não te deixa" porque é longe e é menos tempo que estão juntos, queres sair à noite com os amigos ou amigas, mas "não te deixa", porque também é um sítio onde as pessoas dançam muito juntas e por daí adiante.
8. Perturba-te no Local de Trabalho/Escola/Casa

Acabaram? Ele vai ao teu local de trabalho, à tua escola ou até mesmo à tua casa pedir-te desculpa ou uma segunda oportunidade? Uma coisa fundamental que deves saber é que a partir do momento em que dizes que não queres ver mais essa pessoa, tu és livre para chamar a polícia, uma vez que está a incomodar e a impedir que sigas com o teu quotidiano. Isso é crime! Denuncia!
9. Promete-te o Mundo!

Depois de uma discussão o mais "natural" acontecer é fazer promessas de mudança de atitude, promessas de pedidos de casamentos, promessas de que o relacionamento vai melhorar, promessas que se vai esforçar ao máximo pelo namoro. Promessas, promessas e mais promessas! Desconfia, porque as pessoas nunca mudam! Se vires que tudo está diferente, não acredites que vai ser para sempre. Pode durar umas semanas como meses, mas tudo voltará ao mesmo!
10. Insiste para Publicares Fotos nas Redes Sociais

Foram sair e tiraram uma fotografia. Agora ele(a) insiste para a publicares a foto nas tuas redes sociais, isso tem como objetivo "marcar" a sua existência na tua vida. Assim, todos os teus seguidores sabem que estás numa relação.
11. Não quer que Fales da Relação com Ninguém

A reputação é muito importante para ele(a), a faceta da pessoa "perfeita" que todos vêm deve-se manter, por isso ao desabafares com alguém sobre a vossa relação, estarás a dar a conhecer o seu verdadeiro "eu" que ele(a) não quer que ninguém descubra.
A relação abusiva não começa com um estalo, por isso é bom estares atento(a) a estes sinais e falares com um profissional que te possa aconselhar da melhor maneira! Tens direito a ser feliz, de fazer o que gostas e estar com quem gostas!
Não permitas que ninguém te roube a felicidade!
Partilha com os teus amigos e, quem sabe poderás estar a ajudar alguém!
Comments